RIO DE JANEIRO
Gustavo Bastos Serviços Odontológicos
Rua Visconde de Pirajá 407 / 706
Rio de Janeiro – Brasil

+ 55 21 2267-8373
+55 21 2513-2385

Search
 

Gengiva — cuide bem da sua!

Gengiva — cuide bem da sua!

Cada vez mais, pesquisas associam as inflamações e infecções gengivais a outras doenças e, mais recentemente, ao Alzheimer. Por mais essa razão, tenho insistido que devemos ficar muito atentos ao inchaço e à vermelhidão ao redor dos dentes, bem como ao sangramento espontâneo durante o uso do fio dental ou durante a escovação, pois tais sintomas podem indicar doenças periodontais, que devem ser tratadas o quanto antes. 

A doença periodontal afeta os tecidos de suporte dos dentes e, atualmente, é considerada uma doença inflamatória resultante da interação entre bactérias e resposta imunológica. Segundo os pesquisadores da Faculdade de Odontologia do Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Raquel Araújo e German Villoria, a doença periodontal pode estar correlacionada, também, com a doença de Alzheimer. “Essa associação pode ser explicada através do agravamento do quadro de neuroinflamação e destruição de neurônios a partir das bactérias e seus produtos presentes na doença periodontal, que caem na corrente sanguínea e afetam outras regiões do corpo, incluindo o cérebro”, dizem os pesquisadores. 

As doenças de gengiva, se não tratadas, podem persistir por muitos anos e ter consequências além da perda dos dentes. Os pesquisadores alertam, ainda, para a associação das doenças periodontais com as doenças cardiovasculares, diabetes e outras mais. 

Mas como prevenir? Escovação adequada, o uso do fio dental e consultas regulares ao dentista são muito importantes para evitar a formação da placa bacteriana, que causa a inflamação na gengiva. É muito importante o acompanhamento odontológico regular para tratar a doença periodontal e reduzir potenciais riscos e danos à saúde. Pacientes com condição periodontal crônica ou recorrente devem sempre ser acompanhados por um periodontista.