IPANEMA
Rua Visconde de Pirajá 407 / 706
Rio de Janeiro – Brasil
+ 55 21 2267-8373
+55 21 2513-2385

 

BARRA DA TIJUCA
Facedental Odontologia
Novo Centro Medico Barrashopping
Av. das Americas 4666 / 407
Rio de Janeiro – Brasil
+55 21 3089-1580
+55 21 3089-1581

Search
 

Como escolher o equipamento ideal

Como escolher o equipamento ideal

A câmera adequada para fins odontológicos é a SLR (Single Lens Reflex). Trata-se do modelo tradicional de câmera, que permite, além de trocar a lente, regular de forma manual sua velocidade e também a abertura do diafragma. Atualmente essas câmeras são facilmente encontradas e uma busca na internet apresentará dezenas de opções nas mais diversas lojas.

O preço das cameras está invariavelmente relacionado ao quão recente ela é e à quantidade de megapixels (milhões de pixels) das fotos. Esses pixels, que representam os pontos que compõem a foto, determinam única e exclusivamente o tamanho no qual a imagem poderá ser impressa sem perder qualidade fotográfica. Portanto, se for do interesse do dentista imprimir as imagens em tamanhos realmente grandes, então uma câmera com mais megapixels pode ser a ideal. Entretanto, a grande maioria dos profissionais pretende utilizar ou apresentar as imagens na tela do computador e, no máximo, imprimir fotos pequenas. Logo, não é necessário investir mais em algo que não será utilizado.

A lente é, dentre os três itens que compõem o equipamento fotográfico, o mais importante. Para a fotografia odontológica é necessário uma lente macro com distancia focal de 100 mm. Geralmente a lente de uma determinada marca será compatível apenas com a câmera da mesma marca. No caso, uma lente da Nikon somente funcionará em uma câmera Nikon. Existem, entretanto, outras lentes – Sigma e Tokina – que podem ser adaptadas a câmeras de marcas diferentes. Essas são lentes um pouco mais acessíveis e oferecem resultados muito semelhantes às lentes de marcas mais conhecidas.

Para atingir os melhores resultados fotográficos é imprescindível o uso de um flash externo acoplado e sincronizado ao equipamento fotográfico. Os profissionais que procurarem flash para suas câmeras encontrarão atualmente no mercado duas opções de flash para fins odontológicos; O flash circular, mais popular, e o Twin flash. Todas as fotos odontológicas, para documentação ortodôntica ou estética, podem ser realizadas utilizando os dois modelos de flash, desde que a técnica correta seja instituída.

Uma sugestão de kit que funciona:

1 – Corpo Nikon D70 ou D80
2 – Lente Sigma DG Macro 105mm ou Nikon 105mm f/2.8G ED-IF AF-S
3 – Flash Sigma EM-140DG (RIng flash), o similar da Nikon, ou o Nikon R1 Wireless Close-Up Speedlight System

Sites que vendem equipamentos prontos para uso:

1 – www.dinecorp.com
2 – www.photomed.com