IPANEMA
Rua Visconde de Pirajá 407 / 706
Rio de Janeiro – Brasil
+ 55 21 2267-8373
+55 21 2513-2385

 

BARRA DA TIJUCA
Facedental Odontologia
Novo Centro Medico Barrashopping
Av. das Americas 4666 / 407
Rio de Janeiro – Brasil
+55 21 3089-1580
+55 21 3089-1581

Search
 

Programa Bem Estar TV Globo

Programa Bem Estar TV Globo

Não mastigar os alimentos adequadamente pode atrapalhar a digestão

Se você perguntar para as pessoas como elas mastigam, poucas saberão responder. As pessoas não prestam atenção se o alimento está dos dois lados ou de um só e é muito importante mastigar dos dois lados. Pessoas que mastigam errado podem ter problemas na ATM: travamento articulatório, dor e estalos ao mastigar.

 Mastigar mal pode atrapalhar a digestão, porque faz com que você não absorva os nutrientes da refeição. Outra coisa é que a pessoa acaba engolindo o ar junto com a refeição ou tomando muito líquido. Além de ingerir calorias em excesso, faz com que a pessoa possa ter sintomas de distensão abdominal, desconforto. A grande dica é poder tirar um intervalo para fazer a refeição com calma, saborear o alimento e não ingerir líquidos com a refeição.

clique na imagem para assistir ao programa

Mordida cruzada

O número de crianças com mordida cruzada é alto. É importante identificar na infância, pois é mais simples de corrigir o problema. Entre as causas estão a questão genética, respirar pela boca, chupar o dedo ou chupar demais chupeta, a postura da criança, apoiando a mao no rosto, hábitos alimentares modernos (alimentos mais macios), posição e hábitos inadequados de língua ao falar e engolir.

A mordida cruzada atrapalha a mastigação e pode causar outros problemas futuros: desgaste e perda dos dentes e retração gengival. O uso de aparelhos ortodônticos por três meses já resolve o problema das crianças. Em adultos é mais difícil porque o osso é mais duro.

Morder a bochecha, lábios ou língua toda hora pode ser sinal de problemas com a mastigação. Morder de vez em quando não é problema, mas se está recorrente precisa investigar. Tem pessoas que mordem tanto as bochechas que criam um “calo”, como se fosse uma linha branca na bochecha. Quando o dentista observa esta linha já pode desconfiar de algo anormal.