IPANEMA
Rua Visconde de Pirajá 407 / 706
Rio de Janeiro – Brasil
+ 55 21 2267-8373
+55 21 2513-2385

 

BARRA DA TIJUCA
Facedental Odontologia
Novo Centro Medico Barrashopping
Av. das Americas 4666 / 407
Rio de Janeiro – Brasil
+55 21 3089-1580
+55 21 3089-1581

Search
 

Primeira visita ao ortodontista

Primeira visita ao ortodontista

Mas afinal, qual é o momento adequado para iniciar o tratamento ortodôntico dos filhos?

A primeira visita ao ortodontista deve ser feita aos sete anos, pois nesta idade é possível identificar problemas na formação dos dentes e dos ossos, antes mesmo que eles estejam com o crescimento completo, mas o tratamento, na grande maioria dos casos, normalmente só se inicia após os onze anos. É importante deixar claro, entretanto, que nem todas as crianças precisarão usar aparelhos nos dentes.


melhor ortodontista dentista rio

Aos sete anos , os primeiros molares permanentes, que são dentes muito importantes do ponto de vista ortodôntico, já estão na boca e os incisivos de leite, que são os dentes da frente, já estão sendo substituídos pelos seus sucessores permanentes. Portanto, a dica para os pais é que fiquem atentos ao surgimento destes dentes.

Afastando algumas exceções (mordidas cruzadas e hábitos orais, como chupar dedo), o tratamento ortodôntico nas crianças deve começar, de fato, na época em que elas estão crescendo mais. Esta fase corresponde ao início da adolescência e pode ser estimada, nas meninas, em torno dos onze anos e, nos meninos, por volta dos 13 anos de idade. Mas por que esta fase é a mais interessante para colocar aparelhos nos dentes?

São dois os principais motivos: primeiro, a criança se encontra no fim da dentição mista, ou seja, ela está perdendo os últimos dentes de leite e os dentes permanentes estão nascendo e, segundo, os ossos da face das crianças crescem mais nesta fase e o ortodontista tem a chance de, havendo necessidade, direcioná‐los de forma mais favorável.

Muitos casos ortodônticos, de difícil tratamento no adulto, são facilmente corrigidos na infância. Extrações dentárias e cirurgias faciais também podem ser evitadas quando essas situações são tratadas precocemente.