IPANEMA
Rua Visconde de Pirajá 407 / 706
Rio de Janeiro – Brasil
+ 55 21 2267-8373
+55 21 2513-2385

 

BARRA DA TIJUCA
Novo Centro Medico Barrashopping
Av. das Americas 4666 / 407
Rio de Janeiro – Brasil
+55 21 3089-1580
+55 21 3089-1581

Search
 

Por que algumas pessoas não têm sisos?

Por que algumas pessoas não têm sisos?

Os terceiros molares, também conhecidos como sisos, são dentes polêmicos. Não existe um paciente que não tenha perguntado em algum momento ao seu dentista sobre os sisos e sobre sua possível extração. Muitas vezes acabam mesmo sendo extraídos. Acho que raros são aqueles que nascem e se posicionam corretamente sem nunca terem causado qualquer problema.

Quem não tem os sisos se considera com sorte, pois terá uma preocupação a menos em sua vida. Mas por que isto ocorre?

Algumas pessoas acreditam que a raça humana está em evolução e que com o tempo os sisos sumirão, pois são dentes que não são usados. Idéias como essas quando repetidas seguidamente por inúmeras pessoas acabam se tornando verdades. Eu particularmente não concordo.

Acho que esta idéia é muito simplória e não está de acordo com algumas regras de evolução de Charles Darwin.

Vocês se lembram das mariposas da Inglaterra? Antes da Revolução Industrial predominavam as mariposas claras, pois essas tinham cor semelhante aos troncos das árvores e acabavam se confundindo com elas. Já as mariposas escuras, pousadas sobre os troncos claros, eram facilmente identificadas e comidas por pássaros e outros animais. Com o tempo, a poluição foi aumentando e a fuligem sendo depositada sobre os troncos das árvores fez com que elas escurecessem. As mariposas escuras passaram a se confundir melhor com os troncos e as mais claras passaram a fazer parte do cardápio de vários animais que passaram a identificá-las melhor. Como passaram a sobreviver mais, as mariposas escuras geraram mais descendentes e seu número ultrapassou o das mariposas claras: Seleção natural!

Existem centenas de outros exemplos que descrevem a seleção natural de espécies e a Teoria da Evolução de Darwin. Clique aqui para ler mais.

Minha pergunta é: “Os indivíduos que possuem sisos levam alguma desvantagem, que os impeçam de gerar descentes, a ponto de sofrerem seleção natural?”. Se levarem desvantagem, então terão menos chances de transmitir seus genes com a informação de ter sisos? A resposta obviamente é não. Pessoas que têm problemas nos sisos podem removê-los e assim resolvem o problema de sisos, mas não removem a informação genética que possuem e que será transmitida aos seus descendentes. ( Já é sabido inclusive quais genes estão relacionados à ausência congênita de dentes)

Se existisse esta relação de desuso com desaparecimento, outras estruturas do nosso corpo já teriam desaparecido, como é o caso do apêndice intestinal, uma extensão do intestino grosso sem função conhecida, e que não desapareceu, mesmo não desempenhando função alguma no nosso corpo.

Devemos ter cuidado com as coisas que repetimos. Existem vários outros exemplos semelhantes em que a freqüência com que as idéias são transmitidas acabam por validá-las, sem termos o cuidado de pensar se são corretas ou não.

Para saber mais sobre este assunto vale acessar a edição de Julho de 2011 do American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics.