IPANEMA
Rua Visconde de Pirajá 407 / 706
Rio de Janeiro – Brasil
+ 55 21 2267-8373
+55 21 2513-2385

 

BARRA DA TIJUCA
Facedental Odontologia
Novo Centro Medico Barrashopping
Av. das Americas 4666 / 407
Rio de Janeiro – Brasil
+55 21 3089-1580
+55 21 3089-1581

Search
 

Francisco Pereira e Alexandre Cardoso

Francisco Pereira e Alexandre Cardoso

Bruxismo será o tema das nossas duas próximas reuniões.

bruxismo é um hábito parafuncional que leva o indivíduo a ranger os dentes de forma rítmica durante o sono ou durante o dia. É observado em pessoas de todas as idades e geralmente está relacionado ao alto nível de estresse. Pode causar desgastes nos dentes e agir como um dos fatores causais das dores de cabeça e distúrbios da articulação temporomandibular. Ranger os dentes à noite e apertá-los durante o dia formam um problema progressivo que o paciente freqüentemente não nota e só é percebido quando os sinais e sintomas se manifestam. O diagnóstico geralmente é feito depois de surgirem algumas complicações como desgastes nos dentes, dores na musculatura mastigatória, estalidos nas articulações, perdas ósseas na mandíbula e maxila, travamento das articulações temporomandibulares etc.

O tratamento do bruxismo também é complexo. Muitas vezes as placas são a melhor alternativa. Mas será que existem outras?

O que fazer quando um paciente apresenta desgastes acentuados e necessita, além do controle do bruxismo, reabilitar sua oclusão?

Acredito que conseguimos trazer para conversar conosco e discutir essas questões dois grandes profissionais: Francisco Pereira e Alexandre Cardoso, que apresentarão e debaterão juntos o tema: BRUXISMO, DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO. 

Seguindo sugestão do Francisco e do Alexandre faremos duas reuniões para podermos discutir ao máximo esses tópicos. Assim, a primeira reunião acontecerá no dia 13 de junho, terça-feira, às 19:00h em ponto. O segundo encontro será no dia 28 de junho, quinta-feira, também às 19:00h. Ambas as reuniões acontecerão, como de costume, em Ipanema, no Edifício Officenter, na Viconde de Pirajá 407.

Acreditamos que os dois convidados sejam conhecidos de todos, mas como é de costume, vale lembrar que:

Francisco Pereira é Mestre e Doutor em DTM e Dor Orofacial pela Universidade de Lund/Suécia

Alexandre  Cardoso é Especialista em prótese pela UERJ, Membro da Sociedade Brasileira de Reabilitação Oral e Professor de oclusão para os cursos de especialização em prótese da PUC , especialização em prótese da UERJ e  especialização em prótese da UFRJ.

Por favor confirme sua presença por email. As vagas são limitadas!