IPANEMA
Rua Visconde de Pirajá 407 / 706
Rio de Janeiro – Brasil
+ 55 21 2267-8373
+55 21 2513-2385

 

BARRA DA TIJUCA
Novo Centro Medico Barrashopping
Av. das Americas 4666 / 407
Rio de Janeiro – Brasil
+55 21 3089-1580
+55 21 3089-1581

Search
 

Por que se extrai dentes?

Por que se extrai dentes?

Esta é uma pergunta que se ouve diariamente no consultório. E a resposta pode ser resumida basicamente em três motivos:

1 – Por que há falta de espaço para alinhar todos os dentes sobre os ossos maxilares;
2 – Para melhorar a estética facial;
3 – Ambos os motivos acima

Para estabelecer se há ou não falta de espaço, o ortodontista mede o tamanho dos dentes permanentes do paciente e estabelece o espaço requerido para alinhá-los. Em seguida, mede o espaço presente, ou seja, o comprimento existente sobre os ossos maxilares (a mandíbula é utilizada como referencia neste caso). Da subtração entre o espaço necessário e o espaço presente, chega-se a conclusão se sobrará espaço, se o espaço é justo, ou se há falta de espaço. Veja nas fotos um exemplo de falta de espaço solucionado com extração. Observe que dois pré-molares inferiores foram removidos.

Com relação às possibilidades de aprimoramento estético, o ortodontista realiza uma análise extensa e criteriosa da face do paciente e decide se o paciente se beneficiaria ou não de extrações e quais dentes deveriam ser extraídos. Observe nas fotos o resultados estético obtido em outro paciente.

A decisão de extração é motivo de muita angústia por parte dos pacientes e as vezes de seus responsáveis. Entretanto, essas devem ser consideradas com bastante tranquilidade, pois podem representar uma excelente alternativa para atingir resultados estéticos e funcionais primorosos.